Vcs devem estar putos pra cacete comigo por ter ficado tanto tempo sem postar aqui. Mas tenho boas notícias para vcs: EU ESTOU DE VOLTA!!!!!!!!!!!!!!
E não há maneira melhor de voltar à tona com este maravilhoso site de informações do que compartilhando informações sobre a globalização. Antes de tudo, gostaria de informar uma coisa sobre aquela minha fanfic de Fnaf. NÃO, EU NÃO DESISTI!!!! Eu ainda estou trabalhando na fanfic, porque recentemente não tive tanto tempo para trabalhar nela. Mas garanto que, um dia, a postarei. Só esperem! Agora sim, podemos voltar para o assunto de hoje. Globalização.
A Globalização é um processo de ausência ou diminuição de barreiras econômicas e migratórias entre países, e é definida pelo aprofundamento de relações econômicas, sociais, culturais e políticas entre os povos do mundo.
A globalização econômica é formada pela união do mercado mundial, que por sua vez está relacionado à blocos econômicos e desaparições de fronteiras comerciais entre os membros. Dois dos fatores que contribuem para este tipo de globalização é a concorrência econômica e o nível de competição, que vem aumentando muitos nos últimos anos, gerando assim a exploração da mão de obra.
Na globalização política, os blocos econômicos tentam dar aos cidadãos participação política seja através de parlamentos a fim de que se construa um espaço de discussão.
Na globalização responsável pelas comunicações, o que mais se destaca é a Internet. Com ela, a busca por informações é rápida e instantânea. Mas estamos tão acostumados a ter Internet, que quando não temos, começamos a surtar, pois a Internet penetrou em nossas vidas e agora dependemos dela.
Ao longo de sua história, o Brasil quase sempre foi um mercado fechado para produtos importados.
No entanto, após a ditadura militar de 1964 a 1985, o mercado nacional foi aberto e a globalização chegou ao País. Isto se deu através da implementação do Neoliberalismo com o Plano Collor, que promoveram a abertura do mercado nacional e as privatizações de empresas estatais.
Além disso, a expansão das indústrias e das empresas multinacionais foram essenciais para reforçar o processo de globalização no país.
Como principal ponto positivo da globalização temos os avanços tecnológicos que facilitam o fluxo de informação e de capitais mediante inovações nas áreas das Telecomunicações e da Informática.
A Globalização fez surgir a Geração Y, a primeira que está vivendo num mundo hiper conectado e com menos barreiras comerciais e culturais.
Como ponto negativo é preciso afirmar que a maior parcela do dinheiro fica entre os países mais desenvolvidos. Estes conseguem lucros astronômicos e cria uma brutal concentração da riqueza gerando uma relação desproporcional no mundo.
Estas são as principais informações sobre a Globalização. Eu colocaria mais informações se eu tivesse tempo, mas estou digitando isso durante a última aula e isso é pra ser uma postagem curta e rápida, e não um livro explicando cada detalhe sobre a Globalização. E possivelmente vou postar agora (que estou escrevendo este post às 11:20 AM), mas se eu não postar hoje, com certeza vou postar no sábado. Então, é isso. Espero que tenham gostado e, faaaaaaaaaaalooooooooooooouuuuuuuuuuuuu.....................
- Livro de Geografia Telares 9°A (de acordo com a BNCC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.