quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

A 1ª TABELA PERIÓDICA

Ontem mesmo eu postei uma coisa na aba Meu Dia-a-Dia e, lá eu falei que ia postar uma coisa na aba de Ciências. Então, cá estou eu. Hoje vou compartilhar com vcs uma coisa muito famosa e muito utilizada pelos cientistas. Como vcs já viram pelo título, hoje vou falar sobre a 1ª Tabela Periódica. Então, bora lá.


        Em 1869, um professor de Química da Universidade de São Petersburgo (Rússia), Dmitri Mendeleev estava escrevendo um livro sobre os elementos químicos conhecidos na época. Mendeleev listou os elementos e suas propriedades em cartões individuais e tentou organizá-los de diferentes formas à procura de padrões de comportamento. Ao trabalhar com suas fichas, ele percebeu que, organizando os elementos em função da massa de seus átomos, determinadas propriedades se repetiam diversas vezes.


H He Li Be B C N O F Ne Na Mg AL SI P SCI Ar K Ca

------------------------------------------------------------------------------------>

Massa Atômica Crescente


        Em 1913, o inglês Moseley verificou que as propriedades de cada elemento eram determinadas pelo número de prótons, ou seja, pelo número atômico (Z).


Lei Periódica:

        As propriedades dos elementos são funções periódicas de seus números atômicos (Z).


        Com base nesta constatação, foi proposta a tabela periódica atual, na qual os elementos químicos:

* Estão dispostos em ordem crescente de números atômicos;

* Originam os períodos na horizontal (em linhas);

* Originam as famílias ou grupos na vertical (em colunas).


Famílias ou Grupos:

        A tabela atual é constituída por 18 famílias. Cada uma delas agrupa elementos com propriedades químicos semelhantes, devido ao fato de apresentarem a mesma configuração eletrônica na camada de valência.

        Existem, atualmente, duas maneiras de identificar as famílias ou grupos.

* A mais comum é indicar cada família por um algarismo romano, seguido de letras A e B, por exemplo, IA, IIA, VB. Essas letras A e B indicam a posição dos elétrons mais energéticos dos subníveis.

* No final da década passada, a IUPAC propôs outra maneira: as famílias seriam indicadas por algarismo arábicos de 1 a 18, eliminando-se as letras A e B.


Famílias A a Zero

* Os elementos que constituem essas famílias são denominados elementos representativos, e seus elétrons mais energéticos serão situados em subníveis s ou p.

* Nas famílias A, o número da família indica a quantidade de elétrons na camada de valência. Elas recebem ainda nomes característicos.



Famílias B

* Os elementos dessas famílias são denominados genericamente elementos de transição.

* Uma parte deles ocupa a parte central da tabela periódica, de IIIB até IIB (10 colunas).



Aqui está tudo o que consegui para fazer este post. Muita coisa em um post tão pequeno. Espero que tenham gostado, que isso tenha sido útil pra todos e, falou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.