Hoje vou falar da Primeira Guerra Mundial(1914-1918). Bora lá!!
A corrida imperialista por territórios e mercados durante todo o século XIX gerou violentas rivalidades entra as potências europeias, pois cada país, como a Grã-Bretanha, a Alemanha e a França, buscava conservar ou ampliar seu império colonial. Essas rivalidades entre os países imperialistas são uma das principais razões da Primeira Grande Guerra, um conflito mundial e total.
Com o objetivo de unir forças e isolar rivais, as nações europeias fizeram vários acordos e alianças entre si, de tal modo que, em 1907, a Europa estava dividida em dois blocos militares antagônicos: a Tríplice Aliança - Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro - e Tríplice Entente - Grã-Bretanha, França e Rússia.
Desde a vitória dos alemães contra os franceses, em 1871, até o início da guerra, em 1914, a Europa conheceu um período de paz. Mas de uma "paz armada". As potências europeias lançaram-se numa corrida armamentista.
Como as principais potências estavam unidas por compromissos de ajuda mútua em caso de um conflito um simples incidente poderia ser a gota d'água e gerar uma guerra de graves proporções O incidente aconteceu em 28 de junho de 1914: o estudante Gavrilo Princip matou a tiros de revólver o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do do trono austro-húngaro. Por conta disso, foi dado início à Grande Guerra, chamada depois de Primeira Guerra Mundial.
Em 1915 a Itália rompeu com a Alemanha e se juntou à Tríplice Entente. No início de 1917, a Alemanha decidiu adotar a guerra submarina, passando a bombardear qualquer navio encontrado em águas inimigas. O afundamento do navio estadunidense Lusitânia, pelos alemães, foi um dos motivos da entrada dos Estados Unidos na guerra, naquele mesmo ano. Seguindo os Estados Unidos, outros países americanos, inclusive o Brasil, engajaram-se no conflito ao lado da Tríplice Entente.
Próximo do fim da guerra, o então presidente estadunidense Woodrow Wilson propôs um acordo que defendia "uma paz sem vencedores" e o direito de cada povo escolher seu próprio destino. Mas não foi aprovado. O que acabou vigorando foi a paz impostas pelos vencedores por meio de vários tratados, entre os quais o Tratado de Versalhes, que obrigava a Alemanha a:
a) devolver a região da Alsácia-Lorena para a França;
b) ceder aos vencedores todos os seus direitos sobre as colônias ultramarinas;
c) entregar à França a propriedade absoluta com direito total de exploração das minas de carvão situadas na bacia do Rio Sarre;
d) pagar a seus adversários uma indenização de guerra bilionária: cerca de 33 bilhões de dólares!
Ainda, a Alemanha foi proibida de ter aviação militar, canhões pesados e submarinos e teve de entregar aos vencedores parte de seus navios mercantes; seu exército só poderia ter no máximo 100 mil homens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.