Papo sério. Hoje vou falar da Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Bora lá!!
A CEI foi criada em 8 de dezembro de 1991 e representa uma organização intergovernamental formada por 12 países da antiga União Soviética (URSS). Com aproximadamente 275 milhões de habitantes, o PIB da CEI é de 587,8 bilhões de dólares (seria o equivalente a 29.613.951.800.000.000,00 reais).
A CEI é formada primeiramente por 3 países: Rússia, Ucrânia e Bielorrússia. Mais tarde, outros países como Armênia, Belarus, Cazaquistão, etc., aderiram a comunidade. Os países bálticos (Lituânia, Estônia e Letônia) ficaram de fora da comunidade, pois queriam se separarem da Rússia, o país mais forte, de maior influência, e de maior desenvolvimento da comunidade.
Em 1991, a União Soviética, devido ao fato de não terem mais condições de acompanhar os avanços tecnológicos ocidentais e manter um nível de qualidade para a população, terminou. Diante disso, surge a necessidade de integrar os países dominados pela Rússia Socialista através do Pacto de Varsóvia, além de apresentar novas perspectivas nos campos social, político e econômico.
Embora seja muitas vezes confundida com um bloco econômico, a CEI não envolve políticas comerciais, característica essencial para a formação de um bloco. No entanto, os países membros compartilham alguns acordos políticos e econômicos, entretanto, cada um possui sua independência.
Uma característica muito importante da CEI é que sua criação visava sobretudo decentralizar o poder, que antes estava concentrado pela URSS. Embora a ideia fosse promover a paz e fomentar as relações comerciais, políticos e culturais entre os países membros, muitos conflitos de caráter étnicos, sociais e regionais surgiram entre os envolvidos.
A Geórgia entrou na comunidade em 1993, porém após a Guerra da Ossétia do Sul, chamada também de Guerra Russo-Georgiana, entre a Rússia e a Geórgia em 2008, o país se retirou da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.