segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

JUNE IPARIS - TRILOGIA LEGEND

 


June Iparis


Mobian Edition

ANÁLISE DO LIVRO "O HERÓI INVISÍVEL"

Postagens a todo vapor! E não vou para mais! Dessa vez, vou analisar com vcs o livro  O Herói Invisível. Bem, bora lá!


        O livro O Herói Invisível é baseado em fatos reais, se passa na época da 2ª Guerra Mundial e conta a história de Giorgio "Jorge" Perlasca, um italiano que comprava gado e tinha uma vida feliz. Até que um dia, ele foi contatado para servir na guerra contra a Alemanha, que por sua vez estava sendo liderada pelo governante Adolf Hitler.
        Giorgio Perlasca, outro dia, fugiu do exército e se refugiou em Budapeste, Hungria. Se passou por um militar que servia à Espanha, na tentativa de salvar os judeus que estavam sendo levados pelos nazistas para os campos de concentração. Para Hitler, os judeus eram ricos a ponto de iniciar uma guerra, e pobres a ponto de iniciar uma revolução. E isso era verdade! Na época, os judeus eram bem ricos!!
        O italiano começou a ficar desesperado, pois ele foi dado como um traidor e seus refúgios estavam se rarefazendo. Sem ter para aonde fugir, Giorgio Perlasca adentrou a Embaixada Espanhol e se encontrou com Sanz Briz, o embaixador. Ele fez, ao embaixador, um pedido: tornar Giorgio Perlasca um cidadão espanhol, com passaporte de cidadania espanhol, permitindo que o italiano saísse de Budapeste, viajasse para a Suíça e reencontrasse com sua esposa. E que tbm pudesse ajudar com as casas protegidas, os últimos pontos de refúgio para os judeus.
        Tal pedido foi feito na hora, com data alterada indicando que foi pedida à 2 anos atrás, mas não foi possível devido à uma complicação de última hora. E dessa vez, foi possível. Ele já não era mais Giorgio Perlasca, o traidor. Saiu da embaixada como Jorge Perlasca, o espanhol responsável pelas casas protegidas e grande amigo do embaixador da Espanha.
        Ao receber as notícias de que os Cruzes Flechadas (exército dos países aliados da Alemanha) tinha executado um grupo de judeus refugiados, Perlasca começou a discutir com os policiais e com o embaixador. Um tempo dps, Jorge Perlasca deu ao embaixador a ideia de conversar com o líder dos Cruzes Flechadas, Doutor Gera. Mesmo sabendo do risco, Jorge sabia que tinha que tentar.
        Ao adentrar o quartel general dos Cruzes Flechadas e conhecer o Doutor Gera, Perlasca conseguiu convencê-lo a não atacar mais as casas protegidas, pois elas eram os últimos pontos de refúgio dos judeus. Gera aceitou a proposta, mas estabeleceu uma condição: não podia haver mais de 300 judeus refugiados.
        Dias depois, o embaixador Sanz Briz deu à Jorge a terrível notícia de que a embaixada seria oficialmente fechada, já que agora ela não tinha valor algum para a Espanha. Um trem especial e particular iria levar o ex-embaixador para a Suíça, para além das fronteiras.
        Quando a notícia se espalhou, no dia seguinte, todos os Cruzes Flechadas começaram a expulsar os judeus das casas protegidas e começaram a levá-los para os trens, que iriam da cidade até os campos de concentração com todos os judeus. Quando Perlasca soube disso, ele foi reclamar com os policiais, que por sua vez disseram que como o embaixador fechou a embaixada, não havia mais contrato para proteger os judeus nas casas.
        Mas Perlasca inventou uma baita mentira. Como o policial disse que não havia ninguém na frente da embaixada, Perlasca mentiu falando que ele que estava na frente e que era o novo embaixador. Contou também que Sanz Briz não havia fugido; ele tinha apenas uma reunião importante na Suíça. Em Budapeste, nem mesmo o telefone funcionava, o que dificultava marcar reuniões.
        Sem ter como contra argumentar, o policial acreditou no que o italiano disse e compartilhou a informação com todos em Budapeste. Logo em seguida, Perlasca foi até a estação de trem recuperar os judeus.


        Ao ter conseguido recuperar os judeus, Perlasca começou a agir na proteção deles como o novo embaixador da Espanha. Dias depois, os soviéticos (que na época eram aliados de Budapeste) invadiram a cidade e começaram a recuperar todos os judeus. Sem ter como contra atacar, os Cruzes Flechadas e os alemães nazistas recuaram e fugiram da cidade.
        Após o fim da guerra, Perlasca viu que, agora, devia partir de Budapeste. Todos se despediram dele e um dos judeus chegou a entregar uma carta a Perlasca, agradecendo-o por tudo o que ele fez para proteger os judeus.
        Quando ele entrou no trem, o veículo começou a se mexer, partindo de Budapeste. Assim, Jorge Perlasca morreu e quem retornou foi Giorgio Perlasca, o italiano que vendia gado. Giorgio poderia finalmente voltar para a Itália ver sua família e amigos novamente. A guerra havia acabado...

Uns detalhes interessantes: a capa do livro é um monte de sapatos de frente para um rio. Esses sapatos foram modelados a bronze e metal. Foram modelados 60 pares de sapatos. Aquelas 120 unidades de sapatos representavam os judeus que morreram no Rio Danúbio. Eles eram mortos amarrados um ao outro. Um soldado dava o tiro em um judeu e arrastava o outro no rio, fazendo-o morrer afogado. Uma forma bárbara de execução, que poupava tempo e munição.


Essa foi a minha análise do livro "O Herói Invisível". Eu acho que essa foi a análise mais longa que eu já fiz na minha vida, embora teve outros bem longos também, como a análise do livro Five Nights at Freddy's The Silver Eyes. Mas foi isso. Espero que tenham gostado e, falou...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

A 1ª TABELA PERIÓDICA

Ontem mesmo eu postei uma coisa na aba Meu Dia-a-Dia e, lá eu falei que ia postar uma coisa na aba de Ciências. Então, cá estou eu. Hoje vou compartilhar com vcs uma coisa muito famosa e muito utilizada pelos cientistas. Como vcs já viram pelo título, hoje vou falar sobre a 1ª Tabela Periódica. Então, bora lá.


        Em 1869, um professor de Química da Universidade de São Petersburgo (Rússia), Dmitri Mendeleev estava escrevendo um livro sobre os elementos químicos conhecidos na época. Mendeleev listou os elementos e suas propriedades em cartões individuais e tentou organizá-los de diferentes formas à procura de padrões de comportamento. Ao trabalhar com suas fichas, ele percebeu que, organizando os elementos em função da massa de seus átomos, determinadas propriedades se repetiam diversas vezes.


H He Li Be B C N O F Ne Na Mg AL SI P SCI Ar K Ca

------------------------------------------------------------------------------------>

Massa Atômica Crescente


        Em 1913, o inglês Moseley verificou que as propriedades de cada elemento eram determinadas pelo número de prótons, ou seja, pelo número atômico (Z).


Lei Periódica:

        As propriedades dos elementos são funções periódicas de seus números atômicos (Z).


        Com base nesta constatação, foi proposta a tabela periódica atual, na qual os elementos químicos:

* Estão dispostos em ordem crescente de números atômicos;

* Originam os períodos na horizontal (em linhas);

* Originam as famílias ou grupos na vertical (em colunas).


Famílias ou Grupos:

        A tabela atual é constituída por 18 famílias. Cada uma delas agrupa elementos com propriedades químicos semelhantes, devido ao fato de apresentarem a mesma configuração eletrônica na camada de valência.

        Existem, atualmente, duas maneiras de identificar as famílias ou grupos.

* A mais comum é indicar cada família por um algarismo romano, seguido de letras A e B, por exemplo, IA, IIA, VB. Essas letras A e B indicam a posição dos elétrons mais energéticos dos subníveis.

* No final da década passada, a IUPAC propôs outra maneira: as famílias seriam indicadas por algarismo arábicos de 1 a 18, eliminando-se as letras A e B.


Famílias A a Zero

* Os elementos que constituem essas famílias são denominados elementos representativos, e seus elétrons mais energéticos serão situados em subníveis s ou p.

* Nas famílias A, o número da família indica a quantidade de elétrons na camada de valência. Elas recebem ainda nomes característicos.



Famílias B

* Os elementos dessas famílias são denominados genericamente elementos de transição.

* Uma parte deles ocupa a parte central da tabela periódica, de IIIB até IIB (10 colunas).



Aqui está tudo o que consegui para fazer este post. Muita coisa em um post tão pequeno. Espero que tenham gostado, que isso tenha sido útil pra todos e, falou...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Meu mais novo dia-a-dia

 Mais de mês que chegou 2021, eu sei, mas nunca é tarde para compartilhar com vcs sobre meu mais novo dia-a-dia. Então, bora lá.


        As minhas aulas chegaram no dia 18 de janeiro e minha vida tem ficado um pouquinho mais complicada, principalmente pq agora eu to estudando a todo vapor. E esse ano, tenho mais uma matéria nova: Química. E confesso que to muito mais interessado em Química. Mas isso não tira o fato de que tenho que estudar como se minha vida dependesse disso. Como se fosse assim: "Se vc não estudar pra valer agora, vc vai morrer!" Pois é. Tá foda.

        To começando a frequentar aula de vôlei, pq não é só pq eu sou menino que não posso experimentar novos esportes. Vôlei é um deles. E to me dando muito bem lá.

        Se lembram daqueles dois posts que eu fiz? Aqueles sobre globalização e guerra fria? Aquilo faz parte da matéria de Geografia que eu to estudando. E não me arrependo. E provavelmente tbm vou postar coisas de Matemática na aba de Ciências. Pq Matemática faz parte da área de Ciências Exatas. Então faz sentido eu postar Matemática lá.

        Eu tbm vou postar no Desenhos que Fiz. Até pq eu não parei de estudar desenho e nunca vou parar. Então podem espera por mais coisas.

        Amanhã vou postar uma coisa sobre Ciências na aba de Ciências (áva é mesmo?). Assim posso compartilhar coisas interessantes com vcs e posso estudar para as provas.

        E caso vcs tbm estão no 9º ano, melhor ainda, pois assim todos nós estudamos e eu faço algo que gosto de fazer.

        Eu tbm to tendo aula de Redação toda Terça-Feira. Legal, né?

        A propósito, ano passado eu criei um perfil na Amino. Dps visitem o meu perfil. No final deste post eu vou deixar o link da Amino.

        Voltando ao assunto. Tá rolando uma coisa foda comigo tbm: as matérias estão fáceis pra caramba. Eu sei que é difícil de acreditar, mas tá um "mamão com açúcar". E por incrível que pareça, eu to curtindo! Desde que eu passei a gostar de estudar, minha vida melhorou muito. Minha curiosidade por estudos e outras coisas aumenta a cada dia.


Eu sei que recentemente tenho postado umas coisas muito curtas aqui, mas é que, às vezes não tenho muitas coisas para postar. Não é questão de preguiça. É só que eu não venho tendo muito assunto pra falar. Mas eu to o tempo todo buscando por coisas para compartilhar aqui. E não se preocupem, eu vou continuar postando aqui. É isso. Espero que tenham gostado e, falou...


Amino:

Ícaro Garcia | Sonic Amino PT~BR© Amino (aminoapps.com)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Guerra Fria

Eu prometi que eu tinha voltado com todas as forças e sou um homem de palavra. Hoje vou compartilhar com vocês: A História da Guerra Fria. Bem, vamos lá.



     A Guerra Fria foi um momento de tensão geopolítica entre a União Soviética e os Estados Unidos e seus respectivos aliados, após a Segunda Guerra Mundial. Considera-se geralmente que o período abrange a Doutrina Truman de 1947 até a dissolução da União Soviética em 1991.
        
        O motivo era que o presidente Harry Truman fez um discurso afirmando que precisavam impedir o avanço do Comunismo na Europa e que o governo americano precisava acabar com a influência soviética.
        
        As principais características deste evento mundial foi a bipolarização mundial entre os dois países e o conflito militar, político e ideológico entre as duas potências.
        Os pontos principais incluem: uso considerável de propaganda em ambos os casos; antagonismo militar e político entre os blocos; e capitalismo contra socialismo.

        guerra fria acabou com a queda do muro de Berlim. Não se houve vencedores mas, como a URSS estava em crise e com a substituição do socialismo da Alemanha oriental pelo capitalismo da Alemanha ocidental, se diz que os EUA venceram mais na verdade não houve vencedores.






Fonte: