quarta-feira, 19 de maio de 2021

A Lei da Conservação das Massas - Parte 1

Mais um post de Ciências aqui e desta vez trataremos da Lei da Conservação das Massas. Essa é a parte 1 pq com certeza tem mais vindo, então bora lá!!


Histórico

    A Lei da Conservação das Massas foi publicada pela primeira vez em 1760, em um ensaio de Mikhail Lomonosov. No entanto, a obra não repercutiu na Europa Ocidental, cabendo ao francês Antoine Lavoisier, o papel de tornar mundialmente conhecido o que hoje se chama Lei de Lavoisier.


Conceito

    As reações químicas são processos que transformam uma ou mais substâncias, chamados reagentes, em outras substâncias, chamadas produtos.
    Essas reações são representadas por equações químicas que devem descrever o processo qualitativamente e quantitativamente. Respeitando a Lei da Conservação das Massas.


Observe a equação: H2 + O2 = H2O

    Percebe-se que antes da seta, há 2 átomos de Hidrogênio e 2 de Oxigênio, após a seta existe 2 Hidrogênio e 1 Oxigênio. Desta forma, a representação não respeita a Lei da Conservação das Massas.
    Para ajustar essa equação, coloca-se a frente das substâncias, números que multiplicam a quantidade de cada elemento desta substância. Esses números são chamados de Coeficientes Estequiométricos.

    A imagem abaixo mostra, de maneira lúdica, como se procede a Lei da Conservação das Massas.



Eu tenho mais coisas no meu caderno, mas eu to no meio da aula, então no momento eu não posso escrever mais. Então por enquanto é isso. Eu ainda vou postar as outras partes hoje. Novamente, por enquanto é só isso. Espero que tenham gostado e que tenha sido útil e, falou. Soldados, vcs estão dispensados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.